Dicas

Cinco motivos para estudar para concursos

O atual cenário pode não ser inspirador. Mas nem por isso você deve perder a sua motivação para estudar para concursos públicos.

Veja cinco motivos para você começar a se preparar para concursos!

1. Conhecimento é cumulativo

Concluir o ensino médio é simples. São três anos apenas. Mas já percebeu por quantas séries você precisa passar parar concluir estes “3 anos”?

É preciso passar pela alfabetização, por todas as etapas do ensino fundamental, para então chegar ao ensino médio. O aprendizado é como construir uma casa. A cada tijolo, vamos ficando mais perto do resultado final.

O mesmo serve para concursos. Mas calma aí, não existem séries a serem percorridas!

Se você já vem estudando para concursos, já deve ter ouvido falar da “teoria da fila”, de William Douglas. Se não, tudo bem. Explico aqui. A teoria é a seguinte: vai ser aprovando em concurso, quem estiver melhor preparado. Os melhores preparados serão os primeiros da fila. E uma vez convocados, eles saem da fila e dão espaço para os que estão atrás.

Isso ocorre porque o conhecimento é cumulativo. Quanto mais você se preparar, melhor você estará para competir. E, os melhores preparados irão conseguir uma vaga e deixarão de competir. Isso é bem razoável.

Dessa maneira, quanto antes você começar, melhor. Mais cedo você entra na fila. E, no atual cenário, não parece ter tanta gente na fila…

2. Poucos estão estudando

Exatamente por isso. Poucos estão estudando para concursos no momento. Existe uma descrença no de “não vai ter concurso”. E, aqui no Rio de Janeiro é bastante visível. Estamos com um estado ‘falido’ e a prefeitura deve definir em Setembro se poderá ou não convocar mais concursos este ano.

Porém, os concursos federais estão aí (UFRJ, TRE-RJ e outros). E alguns concursos já foram autorizados, ou seja, estão confirmados: Abin, MPU etc. Isto falando pelo Rio de Janeiro. Em outros estados, a situação está normal.

A mídia em geral, TVs etc., passam a notícia sem saber a real profundidade. E, alardeiam por aí que “os concursos estão suspensos”. Não sabem que quando o presidente “suspende” os concursos, ele tem poder apenas sobre os concursos do Poder Executivo Federal. Concursos das outras esferas do Poder (Legislativo e Judiciário) podem ocorrer, assim como de estados, municípios e empresas públicas. Vale ressaltar, que não há suspensão de concursos pelo presidente da república no momento.

Por vezes, alguns candidatos usam isso como muleta para não começar a se preparar e desestimular aqueles que querem. Não deixe isso surtir efeito em você. A sua conquista depende do seu empenho e da crença em você.

3. Tempo para preparação

Já ouviu ou viu candidatos que falam: “vou esperar o edital sair para começar a estudar”? Então, faça exatamente o contrário disso. O ideal é ter tempo para se preparar. Não que possa ocorrer de você ser aprovado estudando só após sair o edital. Mas confesso que isso é bem raro.

Geralmente, quando sai o edital, a prova deve ser marcada com no mínimo de 60 dias. Isso vai depender da lei/regulamento que rege o órgão/instituição que publica o edital. Ainda assim, 60 dias podem ser pouco tempo. E, não vai adiantar você se matar de estudar durante 10 horas por dias (se tiver essas 10 horas disponíveis), pois é possível que a sua qualidade de estudo não seja tão alta.

Lembre-se, o conhecimento é cumulativo. O ideal é dosar teoria com a prática: resolução de exercícios e simulados. Com isso, você consegue ver na onde precisa ir melhorando

E como estudo para concursos antes do edital sair? Tome como base o edital anterior. Veja as matérias cobradas e estude por elas. Se você tem uma área de interesse definida, Tribunais Federais por exemplo, veja o núcleo em comum e estude por elas. Deixe para estudar as específicas mais para frente. Pois sempre pode mudar alguma coisa.

O importante é ter tempo e iniciar o quanto antes seus estudos. Você inicia o projeto e só termina quando consegue conquistar sua vaga.

4. Quando abrirem as portas…

O momento pode não estar o melhor para concursos em alguns estados (vide o Rio de Janeiro). Em outros, como São Paulo, estão saindo bem.

Isso não é motivo de desespero. Lembre-se que o tempo é fundamental para uma preparação adequada (motivos 1 e 3) e com isso, poucos estão se preparando (motivo 2). A abertura de concursos é inevitável.

Isto porque são abertas vacâncias por aposentadoria, servidores podem ser aprovados em outros concursos e por aí vai. Sem falar do déficit que há em diversos órgãos. Já passamos por isso uma vez. E, assim que estabilizar a economia vai haver necessidade de convocar novos concursos e aí que a porteira abre.

Essa retenção de vagas e convocações só está aumentando o déficit. Quando possível, estes cargos em aberto serão ocupados. E, adivinhe quem serão os primeiros a serem convocados ? Sim, aqueles que estiverem melhor preparados.

5. Depende de você

O concurso público é uma das formas mais democráticas de seleção. Não há entrevistas e dinâmicas de emprego e nem o famoso QI (quem indica). Não depende de experiência anterior, em muitos casos. E, para grande parte dos concursos, o nível médio completo é o suficiente.

Se aprovado em um concurso público depende de uma preparação adequada. De sua confiança e tranquilidade na hora da prova. Para isso, é preciso reunir forças internas. Ter o tal do ‘foco, força e fé’ e muito estudo.

A carreira pública ainda é a melhor opção. E, ela está ao seu alcance. Depende acima de tudo de você. Por isso, o primeiro passo para conquistar uma vaga é acreditar em você e focar. Focar e estudar muito. E lembre-se, que a recompensa estará na sua aprovação.

Aproveite para seguir nossa FanPage no Facebook. Saiba quando este edital sair e sobre outras oportunidades na área de concursos públicos, além de receber outras dicas.

O que achou? Deixe seu comentário!